Nos processos de mentoria e consultoria trabalhamos sobretudo com:
Desenvolvimento de negócios e Empreendedorismo
Todo negócio nasce com uma ideia , com um impulso e desejo de realização. 95% dos negócios quebram até o quinto ano , mesmo se constituindo de ideias brilhantes. O que define o sucesso de um negócio são fatores inerentes ao próprio negócio como , competitividade do preço, padrão de atendimento, qualidade e diferenciação do produto, concorrência, eficiência do marketing, localização do estabelecimento, percepção da qualidade pelo cliente, etc.
Para além das características do próprio negócio a força e conhecimento do empreendedor também farão diferença em grande medida para levar um bom negócio adiante. A qualidade da visão, a capacidade de reação diante dos problemas, o inabalável desejo de fazer o negócio prosperar. Um empreendedor franco ou uma pessoa com conduta empreendedora bem desenvolvida aumentam em mil vezes a capacidade de transformar uma boa ideia em um bom negócio.
Crescimento e Alavancagem de negócios consolidados
Este tópico destina-se a empresários que tem uma operação com área de vendas constituída e desejam melhorar seus resultados comerciais. São empresas que por vezes conhecem suas limitações e seus problemas comerciais mas não sabem como atuar para resolvê-los. A atuação do mentor aqui é multidisciplinar e envolve inúmeros pontos de trabalho. Tudo aquilo que é necessário estabelecer e realizar para fazer o negócio se desenvolver. É uma mentoria ponta a ponta, que olha o Empreendedor , os Executivos e a Empresa em 360 graus.
Gestão de Pessoas e Formação de equipes
Quando um grupo de pessoas se organiza com um propósito em comum , e com objetivos interdependentes este grupo passa a ser chamado de equipe de trabalho. O sucesso de um deve ser comemorado como sucesso de todos, o fracasso de um deve ser elaborado como insucesso de todos. A liderança é importante para oferecer clareza , norte e ritmo. A necessidade de comunicação e de mediação é intensa tanto maior for a responsabilidade deste grupo. Sem liderança a equipe se transforma em um aglomerado de pessoas e perde o propósito.
Um bom gestor de pessoa trabalha sempre em dois níveis de atuação, o nível da tarefa e o nível socioemocional.
Profissionalização Organizacional
Algumas características organizacionais nos fornecem uma pista sobre o momento de iniciar um processo de profissionalização , a saber, crescimento Rápido, Centralização da informação na cabeça dos Sócios, Dificuldades na administração da empresa, excesso de volume de trabalho e dificuldades em controlar as finanças, Aumento nas reclamações dos clientes sobre entrega, tempo de resposta ,Deterioração das relações Familiares e Profissionais.
Um processo de profissionalização visa de forma geral a melhoria do processo de gestão em suas diversas nuances, ela busca mais velocidade, agilidade e transparência , mais objetividade e assertividade na tomada de decisão e avaliação de resultados, maior clareza e transparência, maior organização nos processos de delegação e cobrança, redistribuição de funções e papéis
Sucessão Familiar
A sucessão familiar é um importante pilar de trabalho para as empresas que iniciam a transição de poder , do controle e da liderança para a segunda geração. São várias as razões pela quais é preciso pensar e planejar um processo sucessório.
Envelhecimento dos Sócios, Doenças, necessidade de transição do poder e formação de novas lideranças em função do crescimento do negócio,
Desinteresse do negócio pelo Fundador são algumas das várias razões para se trabalhar com um planejamento sucessório.
Um processo sucessório bem feito necessita olhar em grande medida para o desenvolvimento de novas pessoas competentes que em posições chaves consigam gerir a empresa tão bem quanto o fundador .
Em grande medida é necessário despertar o certo “espirito de dono nesses sujeitos”.
É um processo de atração, formação , engajamento e exercício constante de Liderança.
Transição e Aceleração de Carreira
Não morremos, tampouco aposentamos ao quarenta anos, a perspectiva é que vivamos bem, no mínimo até os setenta e oito anos.
Neste cenário é possível que na meia idade seja comum o desejo de guinar a carreira ou mesmo sair dela para uma outra completamente diferente.
O desejo Humano por novos projetos , novas ideias e por uma vida mais cheia de vida é infindo. O medo, o risco, a perspectiva de falhar é a sombra do desejo, o freio existencial.
Ele é necessário pois é um dos principais recursos de sobrevivência e manutenção do Status Quo. Por isso a transição não é simples, necessita de avaliação, orientação, direcionamento e propulsão;